Digite sua Pesquisa

Av Manoel da Costa Lima, 1066 - Vila Piratininga
CAMPO GRANDE - MS cep: 79081-041

E-mail de contato:

madepinuscg@hotmail.com
TODOS OS TIPOS DE BITOLAS PARA CONSTRUÇÃO CIVÍL,TÁBUAS PARA CAIXARIA, MADEIRITE, FORROS, PORTAIS, PORTAS, VIGAS, CAIBROS, SARRAFOS, PALANQUES E POSTES.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mito: O Pinus deteriora o solo

Pesquisas mostram que na verdade a espécie tem uma capacidade de se adaptar a solos pobres, como poucos   
quarta, 12 de janeiro de 2011 

Pesquisas desmentem que a espécie pode prejudicar a qualidade do solo

Muitos são ainda aqueles que acreditam que o eucalipto e o pinus prejudicam a qualidade do solo. O Painel Florestal já revelou várias vezes, através de matérias, que essas afirmações não passam de mitos.
Na terça-feira, 11 de Janeiro deste ano, o Jornal Nacional, da Rede Globo, exibiu uma reportagem abordando a preservação do Parque Nacional do Iguaçu. Entre os pontos discutidos estavam às ameaças que rodeiam o Parque.
Uma plantação de eucalipto que existe do lado argentino foi apontada como uma delas. E a justificativa para o cultivo se tornar o vilão foi uma afirmação que contraria as pesquisas: “o pinus faz com que o solo se deteriore de tal forma que não serve para outra coisa a não ser crescer o pinus e nada mais que o pinus”.
De acordo com o diretor-executivo da Abraf (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas) , César Reis, a informação não tem o menor sentido. “De maneira alguma que o pinus empobrece o solo. Essa é uma cultura igual a qualquer outra. Não há motivos para nenhuma restrição”, afirma.
A confusão pode estar em torno da capacidade da espécie de se adaptar a solos extremamente inférteis. “É uma besteira falar que o pinus prejudica a qualidade do solo. O que acontece, é que essas árvores toleram condições de solo muito pobre. Às vezes um tipo de solo que não nasceria nem capim, o pinus consegue se adaptar”, explica o pesquisador da Embrapa Florestas (Colombo, PR), João Antonio Pereira Fowler.
As afirmações em “defesa” da espécie podem ser provadas através de pesquisas e estudos realizados pela entidade. “A Embrapa Florestas já fez várias pesquisas nesse sentindo e ficou comprovado que o pinus não gera nenhum prejuízo ao solo”, afirma o pesquisador.
Fonte: Painel Florestal
(http://painelflorestal.com.br/noticias/pinus/10522/mito-o-pinus-deteriora-o-solo)